quarta-feira, 17 de março de 2010

Eu, o PAC e as mentiras do PIG.


Por Clovis Campos

Eu e o PAC

A BR 101, na direção Recife, por onde passo pra visitar meus netos, está quase toda duplicada, mas tem sido um trânsito de tratores e máquinas infernal. Ainda na semana passada fiquei pelo menos vinte minutos parado porque estavam inaugurando a duplicação do trecho paraibano. Estão duplicando mais de mil quilômetros dessa estrada ao mesmo tempo!

A BR 230 – a Transamazônica que deu certo – aqui perto de João Pessoa está uma lástima: o PAC está construindo três viadutos de acesso e retorno sobre as duas pistas recém inauguradas. E pior, depois de ter duplicado a estrada até Campina Grande, já planeja sua duplicação até Teresina! Vai ser um trânsito insuportável por uns dois ou três anos. Felizmente a duplicação desta e de outra estrada, a que liga Campina a Caruaru, não me afetam. Nunca vou para lá.

O bairro do Bessa está um deus nos acuda: mais de sessenta ruas estão recebendo tubulação de esgoto e pavimentação! Não há cristão que aguente tanta poeira.

Mês passado, o governador José Maranhão foi a Campina Grande inaugurar uma adutora que resolveu o problema de abastecimento d’água de toda região até o ano 2025. Um milhão de pessoas beneficiadas? Quinze Anos pra frente? Porque tanto desperdício? Essa obra do PAC poderia ser bem menor.

A tal da transposição do Rio São Francisco, outra obra faraônica do PAC – e que vai secar o pobre rio – já esta chegando à Paraíba. Criou apenas dez mil empregos no sertão.Os demagogos dizem que essa obra vai permitir irrigação de dezenas de milhares de hectares de terra paraibana. Para que? O Brasil já não exporta muitos produtos agrícolas? De mais a mais o povo do sertão está habituado a conviver com a seca.

Dia 1º de Março teve início a licitação para a construção do porto de águas profundas de Cabedelo. Vão investir oito bilhões de reais na construção de mais um porto numa região que dispõe de dois outros grandes portos: Suape (PE) e Pecém (CE). Só porque a capacidade de ambos se esgotará dentro de seis anos? Mesmo criando alguns milhares de empregos diretos e indiretos tal obra é um exemplo da irresponsabilidade fiscal promovida pelo PAC.

“Last but not least”, a causa de minha maior irritação com esse tal de PAC: minha garagem ficou interditada mais de quinze dias porque estão universalizando a rede de esgotamento sanitário de Cabedelo e da grande João Pessoa. E naõ adianta lavar o carro!

Portanto, não venha me falar que esse tal de PAC não existe ou não funciona. Eu já estou com o saco cheio dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!