quinta-feira, 11 de março de 2010

Mundo recuou, Brasil ficou imóvel. E tem de avançar!


Saíram, como você já deve saber, os números preliminares do IBGE indicaram uma pequena queda no PIB brasileiro – menos 0,2% -, o que, estatisticamente, significa estabilidade. Comparado aos números da economia mundial que você vê neste gráfico publicado pela Folha , o desempenho brasileiro não foi nada mau.

Mas, se dependessemos da indústria (-5,5%) e da agricultura (-5,2%) , nosso desempenho teria sido negativo como o que se observou nos outros países. O que nos segurou foi o consumo da população (+4,7%) e os gastos públicos, com alta de 3,6%.

A queda no comércio mundial derrubou as importações/exportações em mais de 10%.

Poderíamos ter ido melhor se não houvesse tanta demora em reduzir os juros oficiais (a taxa do BC) e os juros de mercado, com a ação do BB e da Caixa. Em relação às economias desenvolvidas, a queda dos juros públicos só aconteceu, e de forma muito mais tímida, com mais de dois meses de atraso. Em compensação, a ofensiva do crédito capitaneada pelo BB rendeu uma expansão do peso do crédito da economia, que ainda é muito baixo no Brasil, pouco menos da metade do que é (cerca de 80%) na economia mundial.

Temos tudo opara compensar a perda de 2009 com sobras, crescendo mais de 5% este ano. Resta saber se o Banco Central vai resistir às pressões dos bancos privados e não aumentar as taxas de juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!