Mariana Mandelli - O Estado de S.Paulo
Estudos realizados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e
pela Universidade de Campinas (Unicamp) mostraram que o desempenho
médio dos alunos que entraram na faculdade graças ao sistema de cotas é
superior ao resultado alcançado pelos demais estudantes.
O primeiro levantamento sobre o tema, feito na Uerj em 2003, indicou que
49% dos cotistas foram aprovados em todas as disciplinas no primeiro
semestre do ano, contra 47% dos estudantes que ingressaram pelo sistema
regular.
No início de 2010, a universidade divulgou novo estudo, que constatou
que, desde que foram instituídas as cotas, o índice de reprovações e a
taxa de evasão totais permaneceram menores entre os beneficiados por
políticas afirmativas.
A Unicamp, ao avaliar o desempenho dos alunos no ano de 2005, constatou
que a média dos cotistas foi melhor que a dos demais colegas em 31 dos
56 cursos. Entre os cursos que os cotistas se destacaram estava o de
Medicina, um dos mais concorridos - a média dos que vieram de escola
pública ficou em 7,9; a dos demais foi de 7,6.
A mesma comparação, feita um ano depois, aumentou a vantagem: os
egressos de escolas pública tiveram média melhor em 34 cursos. A
principal dificuldade do grupo estava em disciplinas que envolvem
matemática.
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