segunda-feira, 24 de maio de 2010

Petrobras dobra pólo petroquímico no Rio!



Claro que sempre colocando um “senão” – a obra vai demorar mais um ano – O Globo traz hoje uma notícia maravilhosa para o Brasil, para o Rio de Janeiro e para toda a região de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé e adjacências. É que a Petrobras decidiu mais que dobrar o tamanho do Pólo Petroquímico de Itaboraí, que mesmo antes da mudança de planos era a maior planta industrial em construção no Brasil. Posto aí em cima um vídeo que mostra a importância do projeto, mesmo antes da sua duplicação.

Mas agora, ao invés de uma refinaria com capacidade para processar 150 mil barris/dia, serão duas, cada uma com 165 mil barris/dia de processamento. As refinarias serão 100% Petrobras, mas a empresa que sócios para a segunda linha do pólo, que transforma os derivados de petróleo em resinas plásticas e outros produtos para a indústria de transformação. Além disso, produzirá querosene de aviação e óleo diesel, dois produtos cuja demanda, com o aquecimento da economia brasileira, é crescente.

Ainda não há uma estimativa do número de empregos que a ampliação do pólo irá gerar. Na primeira versão, seriam cerca de 200 mil ao longo da contrução – que segue até 2017, mas começa as operações em 2013 – e 50 mil na operação, gerando uma economia de US$ 2 bi ao país.

Agora, estes números devem aumentar significativamente.

Uma grande decisão para o Brasil que quer crescer. Uma maravilha para o Rio, que pagou por décadas na economia o ódio que o conservadorismo deste país tem de seu povo, que como poucos tem noção de que é brasileiro, acima de tudo.
Brizola Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!