segunda-feira, 31 de maio de 2010

Brasil descobre maior aquífero do mundo!


Pesquisadores descobrem o maior depósito de água doce subterrânea da América do Sul e, provavelmente, do mundo na região amazônica. Com uma área estimada de 437,7 mil quilômetros quadrados e potencial volumétrico de 84,4 quilômetros cúbicos (84,4 trilhões de litros), o Aquífero Alter do Chão é 2,5 vezes maior que o Aquífero Guarani, mas com a vantagem de estar totalmente sob solo brasileiro.

“Tem-se certeza de que com a água desse aquífero pode-se abastecer a população mundial por algumas centenas de anos, além de proporcionar água suficiente para industria e agricultura”, avalia Milton Matta, professor que ajudou a coordenar os estudos da reserva que está sob os estados do Pará, Amazonas e Amapá. O levantamento foi feito em conjunto com pesquisadores das universidades federais do Pará e do Ceará.

Os padrões hidrodinâmicos de Alter do Chão, isso é, capacidade de armazenar e facilidade de circulação da água, são a chave para o potencial hídrico do aquífero. Como está localizado em profundidades menores que o Guarani, o custo de obras de captação também tende a ser menor.

O potencial agrícola brasileiro está intrinsecamente ligado ao seu potencial hídrico. A agricultura do país consome anualmente cerca de 8 trilhões de litros de água. Estima-se que 70% da água captada pela humanidade são para atividades agrícolas, 20% para indústrias e apenas 10% para abastecimento público.


Para se ter ideia, apesar de 70% da Terra ser coberta de água, apenas 2,5% constitui-se de água doce. Desse total, 99% correspondem à parcela de águas subterrâneas, e os outros 1% ao volume de água doce superficial (rios e lagos). O Brasil tem 18% da água doce do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!