sexta-feira, 14 de maio de 2010

O risco capitalista é um risco para a humanidade!


Do site da Down Jones:

A Transocean (RIG), proprietária e operadora da plataforma de perfuração em águas profundas Horizon que se incendiou e afundou no mês passado, desencadeando um enrome vazamenento de óleo no Golfo do México, ingressou hoje na justiça federal (dos EUA) com uma petição para limitar a sua responsabilidade para pouco menos de 27 milhões de dólares , segundo uma pessoa ligada à empresa e uma cópia do depósito obtida pela Dow Jones Newswires.

“O maior perfurador offshore do mundo usou como fundamento no pedido e no depósito junto ao Tribunal Distrital de Houston uma lei de um século e meio de idade, originalmente destinada a ajudar os proprietários de navios E.U. acompetir com os navios de bandeiras estrangeiras . Embora a empresa possa não ter sucesso em limitar a sua responsabilidade financeira, o depósito pode dar à Transocean margem para uma longa batalha legal contra uma multidão de pedidos de indenização pelo acidente que matou 11 trabalhadores. A Transocean subiu 3,7% em Frankfurt.”

O deputado democrata americano Henry Waxman disse “um teste de pressão anormal levanta uma questão importante que deve ser investigada. Apenas algumas horas antes da explosão, os testes indicaram um possível defeito e o um fluxo de gás escoando-se através das paredes. Ainda assim, parece que as empresas decidiram não suspendera operação e agora há onze trabalhadores mortos e na região da Costa do Golfo enfrentam danos ambientais catastróficos”.

O vazamento teria sido captado por este vídeo que posto ao alto, e que foi colocado ontem no Youtube.

Em qualquer país do mundo, seja qual for o modelo de exploração de petróleo que adote, não pode deixar de haver controle estatal sobre a operação. O drama de um desestre ecológico de proporções mundiais não pode ficar sujeito à admnistração privada.

O mundo é patrimônio público.

Brizola Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!