sábado, 8 de maio de 2010

O tucano surtou: banda larga é ruim por causa do povo.

O site Brasil de verdade, um dos inúmeros criados pelo PSDB para sustentar a candidatura de José Serra ainda não foi convertido ao neolulismo de fachada do candidato. Lá não tem esta história de “não sou situação nem oposição”. Não rola esta de esconder o que os tucanos fizeram nos oito anos em que foram governo. O site assume abertamente o caráter privatista da gestão tucana e diz que seu modelo “é amplamente vitorioso”.

Uma dica para o redator: ele pode clicar aqui e ver o ranking do Procon de São Paulo e constatar a situação da telefonia em matéria de reclamações da população. Pode ir, é governo tucano, mas não é gente que mente.

Os problemas da banda larga? O site atribui “às dimensões do Brasil e à baixa renda de parte da população”. Bom, o país eles não conseguiram diminuir, mas a renda da população….

Mas vamos tentar levar a sério a tucanagem. Será que não temos internet porque o país é grande demais? O Canadá, com o tamanho do Brasil, tem quase 30% dos domicílios com internet banda larga. Os EUA, tão grande quanto, tem 26,7% das casas conectadas. A Austrália, outro gigante em território, tem quase 25%. Mas aqui a banda larga só chega a 5,6% dos domicílios. Será que as empresas privadas de lá são melhores que as daqui? Ou as que atuam no Brasil só querem saber de grandes lucros e não ampliam o sistema?

A outra pérola do “raciocínio” tucano é a baixa renda de parte da população. Quem “essa raça” pensa que é? Não tem dinheiro e quer banda larga? Daqui a pouco vão querer nordestino na web. Ou vamos esperar que arranjem um daqueles empregos que os tucanos exterminaram para pagar os preços escorchantes cobrados por um serviço péssimo. A banda larga no Brasil custa cinco vezes mais que na França e dez vezes mais que nos EUA. Mas tudo bem, porque aqui os salários devem ser superiores aos de lá. Os deles, é claro.

Mas quando reconhece que o serviço é deficiente, o site afirma que isso “não justifica ressuscitar a Telebrás, ex-estatal das telecomunicações que sobreviveu às privatizações numa existência meramente jurídica”. Dá para imaginar os tucanos desesperados, olhando um para os outros e se perguntando: Por que não privatizamos esta joça também? Agora o Lula vai usar a Telebras para levar a banda larga para todo o país. Assim não pode, assim não dá!

Vejam que pérola: “A Telebrás pode parecer competitiva num primeiro momento, mas passará a competir com as operadoras privadas pelo serviço de internet, num mercado onde a iniciativa privada mostrou-se altamente eficiente”. “Altamente eficiente”? Hein? Hã? Onde? Nem o serviço de relações públicas das teles ia ter tanta cara de pau.

Serviço eficiente para quem cara pálida? A internet no Brasil é ruim e cara. As teles são campeãs de reclamação do consumidor e só um porta-voz do interesse dessas empresas ousaria dizer o contrário.

E os tucanos viram araras quando se fala numa estatal ameaçar parte dos lucros das teles. “Estatais têm acesso diferenciado a créditos e encargos, em relação às empresas privadas. Não concorrem em igualdade de condições”, alega o site. Pobrezinhas das teles. Apesar de terem o filé do mercado, os grandes centros urbanos, vão sofrer concorrência desleal da Telebrás, que só vai atender diretamente o usuário final onde inexista oferta adequada do serviço.

As malvadas estatais, segundo o texto tucano, têm vantagens injustas. Dizem lá: “se algo vai mal, estatais são socorridas pelos governos – e geram rombos cobertos pelo erário. Empresas privadas fecham as portas.” Eu acho que precisam pagar uma viagem aos EUA ao redator tucano ou pegar uns jornais velhos, do ano passado e retrasado, para ele ler que as grandes empresas e bancos delá, aqueles do pessoal da “chefia”, só sobreviveram porque tiveram seus rombos cobertos pelo erário.

No finzinho, o site alega que “há riscos da ilegalidade de se reativar a Telebrás por decreto. A empresa não pode ser transformada em operadora de serviços de telecomunicações por meio de uma lei, segundo juristas”. Opa! Tenho impressão de ter ouvido isso ontem da boca dos representantes das empresas telefônicas. Será que os textos do PSDB foram elaborados nesses mesmos escritórios de advocacia?

Sinceramente, vou dizer uma coisa a vocês. Eu prefiro quando os tucanos mentem, porque a gente não leva nem a sério. É pior ter que ver a insanidade e o cinismo organizadinhos assim, de forma racional. Acaba sendo uma espécie de loucura, destas que até despertam piedade.

Brizola Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!