quinta-feira, 15 de abril de 2010

O DINHEIRO DA CHINA COMPRA O SILÊNCIO DOS FALSOS DEFENSORES DA DEMOCRACIA E LIBERDADES FUNDAMENTAIS.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente da China, Hu Jintao, no Palácio Itamaraty.

*****
Imaginem se essa fosse a foto do presidente da Venezuela, Hugo Chaves, ou de Cuba, Raúl Castro, ou ainda do Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Imaginem ou relembrem o que a imprensa brasileira estaria fazendo, como já fez, em termos de cobrança, e exigência de que o governo brasileiro condenasse a falta de DEMOCRACIA, ELEIÇÕES LIVRES, LIBERDADE DE IMPRENSA, DIREITOS HUMANOS, RESPEITO AOS OPOSITORES DO GOVERNO NESSES PAÍSES.

Ótimo ! Perfeito ! Esses são valores fundamentais. A imprensa estaria nesse momento, não abordando acordos econômicos, parcerias comerciais, nem estaria achando aceitável que o Brasil e o governo Lula, recebessem tais governantes e com ele se confraternizasse e não os condenasse pelas atitudes antidemocráticas que a imprensa vive condenando (Cuba, Irã, Venezuela).

Pois bem, na China, não existe liberdade de imprensa, a Internet é controlada, as eleições não são livres, os Direitos Humanos não são respeitados, os opositores do governo são presos, por anos e anos, alguns desaparecem sem deixar rastro, muitos são impedidos de deixar o país, perseguidos. A China é flagrantemente antidemocrática, e as violações e repressão por lá, superam em muito em intensidade, abrangência e violência do que pode acontecer em Cuba, Venezuela e até mesmo no Irã.

Mas, a China é rica, muito rica, embora seu povo em grande escala ainda viva em extrema miséria, e exista exploração da mão de obra infantil, e o regime de trabalho seja em alguns casos de quase escravidão. Mas, repetindo, a China é rica, muito rica, atualmente o motor do mundo, compra e vende, investe pesado, possui enormes reservas financeiras altíssimas e é um mercado consumidor bilionário.

Então, “às favas com o escrúpulo”, a imprensa que tem tantas reservas em relação aos ditadores pobres, se cala, se vende, diante do ditador rico e poderoso. Nenhuma cobrança, nenhuma condenação a política externa brasileira em relação a China por parte dessa imprensa que atinge níveis vergonhosos de parcialidade e sordidez.

O Presidente Lula está liberado para receber a China (e também a Rússia), e com eles que tem o que oferecer em termos de lucro, ser pragmático e parceiro, mas que não faça isso quando o parceiro for pobre, pois a imprensa só tolera ditador rico, só rico.
<<<>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!