quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Renato: sentindo seu poder ameaçado, direita apela para golpismo

Acompanhando de perto a disputa política nacional e nos estados, nas candidaturas majoritárias e proporcionais, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo faz, nesta entrevista, uma análise do quadro eleitoral, fala sobre a tática denuncista da direita e trata da necessidade de os comunistas intensificarem a campanha nestes dias que antecedem o 3 de outubro. “Quando a direita percebe que está perdendo espaço e pode perder poder, sempre caminha para as vias golpistas”, afirma.

Renato Rabelo

Renato: Serra passou a adotar a tática de tentar desmontar a candidatura da Dilma

Partido Vivo: O país se aproxima de mais uma eleição geral. O que o quadro atual aponta de perspectivas e que balanço é possível fazer do processo até o momento?
Renato Rabelo: As eleições vão entrando numa fase decisiva. Na disputa pela Presidência da República, a tendência de vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno está consolidada e dificilmente será revertida. Para os governos estaduais, muitos quadros também estão definidos. Mas, para a Câmara e Senado, é agora que começa a haver uma definição mais nítida. No Brasil inteiro, vai se esboçando a vitória de toda a base de apoio ao governo Lula e à sua sucessora. Esse quadro comprova aquilo que a gente vem afirmando há algum tempo: de que há uma tendência objetiva de o povo, em função dos bons resultados do governo, do prestígio de Lula, de sua liderança, querer a continuidade. Afinal, não foram poucas as conquistas. Mesmo com a crise, a economia conseguiu retomar seu ritmo rapidamente, apresentando inclusive crescimento acentuado neste ano; o emprego formal cresceu em níveis elevados, comparativamente com a situação que a gente tinha no Brasil; a distribuição de renda passou a ser efetiva e há mobilidade social no país. Esse anseio geral de continuidade é bom para que possamos avançar ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!