sábado, 5 de janeiro de 2013

Produção de petróleo e gás no pré-sal sobe 26% em novembro

A produção de petróleo e gás natural na região do pré-sal aumentou 25,6% de outubro para novembro, atingindo média de 227,6 mil barris diários de petróleo e 7,1 milhões de metros cúbicos de gás natural, um total de 272,1 milhões de barris de óleo equivalente.
O aumento se deveu à entrada em operação de mais dois poços, 7JUB34HESS (Jubarte) e 3BRSA1017DRJS (Marlim Leste), informou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Para o início do ano está previsto o início de operação do piloto de Sapinhoá, outro grande campo do pré-sal, cujo comissionamento da plataforma foi aprovada no final de 2012 pela ANP.
Sapinhoá (ex-Guará) tem estimativa de reservas de 2,1 bilhões de barris recuperáveis e óleo de 30 graus API, considerado de qualidade média pela indústria.
Por uma convenção internacional, quanto mais próximo de 50 melhor a qualidade do petróleo. No Brasil, a qualidade média da produção era de 24,1 graus API em novembro.
Este será o primeiro campo de pré-sal a operar em frente ao Estado de São Paulo, informou a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, em recente entrevista à Folha.
Atualmente, a região do pré-sal tem 15 poços em operação nas bacias de Campos, Santos e Espírito Santo. Há um ano, 9 poços estava operando na região do pré-sal.
(DENISE LUNA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!