quarta-feira, 13 de abril de 2011

A “diplomacia do miado” já deu resultado assim?

Os adeptos da “diplomacia do miado” deveriam olhar com mais atenção os resultado que estão sendo obtidos pela Presidenta Dilma Rousseff em sua viagem à China. Não me recordo – alguém recorda? – de uma viagem de chefe de Estado brasileiro que tenha produzido maiores resultados comerciais para o nosso país.

O Brasil obteve a recuperação das encomendas aeronáuticas da Embraer, a liberação da exportação de carnes suínas, instalação de um fábrica de eletrônicos (a ZTE) e investimentos pesadíssimos da Huawei num centro de pesquisas que, é claro, vai ser acompanhado de atividades industriais da empresas

O mais importante, porém, foi o compromisso chinês em incentivar o aumento das importações de produtos de maior valor agregado do Brasil, segundo comunicado distribuído hoje.

Nossas exportações para a China são, essencialmente, compostas de produtos básicos, como commodities, na pauta de vendas ao país asiático. No ano passado, 83 % das exportações brasileiras à China foram de produtos básicos, enquanto 98 % das importações foram de produtos manufaturados.

Tudo isso foi obtido com serenidade, mas firmeza. Mostramos que, assumindo uma postura de defesa de nossos interesses, o Brasil será respeitado e nossos parceiros buscarão o entendimento.

Algo muito diferente do entrega-o-país e tira-o-sapato do período FHC.

post do tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!