quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dilma: a ONU envelheceu e precisa mudar.


“No momento em que debatemos como serão a economia, o clima e a política internacional no século XXI, fica patente também que, do ponto de vista da segurança, a ONU também envelheceu. Os eventos mais recentes nos Países Árabes e no norte da África mostram uma saudável onda de democracia, que desde o seu início apoiamos. Refletem também a complexidade dos desafios dos tempos em que vivemos. Lidamos com fenômenos que não mais aceitam políticas imperiais, certezas categóricas e as respostas guerreiras de sempre.
Reformar o Conselho de Segurança das Nações Unidas não é, portanto, um capricho do Brasil. Reflete a necessidade de ajustar esse importante instrumento da governança mundial à correlação de forças do século XXI.”

O que a Presidente Dilma Roussef disse na formatura de 109 diplomatas da Turma 2009-2011 do Instituto Rio Branco – eu reproduzo este e outros trechos no video acima – é uma evidência que só os que detém o poder – bélico, sobretudo – de dominação do mundo podem desconhecer.

É bom ver o Brasil dizendo abertamente que é preciso uma nova ordem mundial, multipolar, pacífica e mais equilibrada. É bom ver nosso país falar com a voz que lhe cabe, e não mais miar, submisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!