quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vem aí ações contra o dólar especulativos

Segundo o Valor Econômico, o Ministro Guido Mantega anunciará hoje, as 18:30h novas medidas para administrar a expansão exagerada da economia, especialmente pela entrada de dólares especulativos no país.

Segunda – feira, Mantega esteve reunido com Dilma decidindo as medidas que seram adotadas. Como ontem, mesmo a contragosto, o FMI teve de engolir a necessidade de controle cambial, é provável que a ação do governo seja nessa linha.

A entrada de recursos estrangeiros no primeiro trimestre deste ano foi de US$ 35,22 bilhões – volume que supera em 44,% a mais que o registrado em todo ano passado, US$ 24,35 bilhões. Desde o dia 29 de março, porém, quando o IOF foi aumentado para 6%, os dados do Banco Central mostram. um início de inversão do quadro. O fluxo de dólares se inverteu.

E que ninguém pense que o FMI ficou “bonzinho”, ao admitir, pela primeira vez, algum tipo de controle da entrada de capitais. Mas o Fundo, no fundo, é o mesmo Fundo.

Hoje mesmo, Washington, o Fundo criticou os financiamentos governamentais para programas imobiliários. Dizem que a ação do governo, no crédito habitacional “exacerbou as flutuações dos preços dos imóveis e amplificou o crescimento do crédito hipotecário no período que antecedeu a crise recente”.

Como a “bolha das hipotecas podres” que detonou, dos EUA, a crise mundial de 2008 nada tinha a ver com crédito governamental, só se pode concluir que FMI deva estar defendendo programas de financiamento do tipo antigo, que mereciam o nome de “Minha Casa, Nunca na Minha Vida”, aqueles que faziam poucas casas, com muitos juros.

post do tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!