quinta-feira, 21 de abril de 2011

PETROBRAS INOVA NO MUNDO COM POÇO NO CONTINENTE EXTRAINDO PETRÓLEO DO FUNDO DO MAR


‘CAMPO DE DOM JOÃO’ RETOMA PRODUÇÃO

“A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou o projeto de retomada da produção no campo de Dom João, localizado no município de São Francisco do Conde, na Bahia, com investimentos de R$ 230 milhões. A perspectiva é que haja aumento da produção de petróleo, com a perfuração de 40 poços horizontais que devem incrementar mais 2.500 barris por dia para o Estado.

O projeto de retornar às atividades em Dom João tem um caráter inovador, especialmente pelo uso de modernas tecnologias em um campo maduro, descoberto há 64 anos.

Os poços serão perfurados a partir do continente, com alto ângulo de inclinação, para atingir os reservatórios de óleo e gás localizados abaixo do mar.

Essa é uma experiência pioneira na indústria do petróleo mundial, uma técnica desenvolvida na Bahia para perfurar poços de petróleo, com uso da sonda “Cross Rig”, ou “sonda de travessia”, numa tradução livre, tradicionalmente utilizada nas atividades de engenharia. A técnica foi aprovada e a Petrobras já efetuou o depósito da patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para o devido registro de domínio tecnológico.

A estratégia da Petrobras de revitalizar os campos maduros começou em 2003, com investimentos e implantação de novas tecnologias para produzir em reservatórios de petróleo e gás que estão em atividade há muitos anos.

Associada à atual metodologia, a execução de poços horizontais baseia-se no princípio da sustentabilidade. No antigo modelo de exploração e produção, os poços de Dom João eram perfurados e depois produziam em instalações no mar. Com a tecnologia concebida na Bahia, as águas do manguezal e o litoral de São Francisco do Conde ficaram sem a presença das sondas e poços de petróleo.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!