sábado, 30 de junho de 2012

Venezuela entra no Mercosul, Paraguai sai


Mercosul suspende Paraguai e anuncia adesão da Venezuela 
Apesar de suspensão, Paraguai não sofrerá sanções econômicas; anfitriã da cúpula, presidente argentina afirma que Venezuela se tornará membro pleno a partir de 31 de julho

iG São Paulo

Os presidentes do Mercosul anunciaram nesta sexta-feira a suspensão do Paraguai do bloco de comércio, mas sem a imposição de sanções econômicas, depois de o país ter destituído há uma semana Fernando Lugo.

Anfitriã do evento, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou que a Venezuela se tornará membro pleno do grupo a partir de 31 de julho.

Na avaliação dos presidentes do Mercosul, "a ordem democrática foi quebrada" no Paraguai porque Lugo não teve tempo hábil para sua defesa. "(Mas o grupo) não acredita em sanções econômicas, porque elas não prejudicam os governos. Elas sempre prejudicam a população", disse Cristina.

O Paraguai é um dos países mais pobres da América do Sul e qualquer sanção econômica teria sido desastrosa, já que metade de seu comércio é com os outros membros fundadores do Mercosul - Argentina, Brazil e Uruguai.

O Mercosul proibiu o sucessor de Lugo, o ex-vice-presidente Federico Franco, de participar do encontro. Franco diz que a transição de poder no Paraguai foi feita de acordo com a lei e que a atual proibição de comparecer aos encontros já é punição suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!