quinta-feira, 10 de junho de 2010

O BC da roda presa.

Se alguém precisa de uma explicação simples, quase cândida, sobre o que significa a elevação dos juros, comemorada pelo mercado, transcrevo um trechinho da reportagem do UOL, publicada agora há pouco:

“Os juros são usados como política monetária pelo governo para conter a inflação. Com juros altos, as prestações ficam mais caras e as pessoas compram menos, o que restringe o aumento dos preços.
Um aspecto positivo dos juros altos é que eles remuneram melhor as aplicações. Isso é bom para os investidores brasileiros e também para os estrangeiros,que procuram o país.
Por outro lado, os juros altos prejudicam as empresas, que ficam mais cuidadosas para tomar empréstimos e fazer expansões. Por causa disso, o emprego também não cresce tanto. “

Não é “meigo”?

Não é nada supreendente que o BC tenha atendido “às expectativas do mercado” com a nova elevação, para 10,25%, da taxa de juros. O BC é a única área – e olha que área! – onde o PSDB ganhou, sem voto, as eleições.

Mas algo me diz que, com Dilma, o pessoal da “roda presa” não vai ser “reeleito” para tomar conta da política de juros brasileira.

Brizola Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!