segunda-feira, 14 de junho de 2010

Os chineses e as ferrovias do Sul.

http://jolpuc.files.wordpress.com/2009/09/trem1.jpg

Paraná inicia acordo com a China para executar projetos da Ferrosul

A Ferrosul foi o objeto da primeira reunião do Governo do Estado com representantes da maior construtora de ferrovias da China e do banco de desenvolvimento chinês, na tarde de ontem (11), no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O motivo do encontro é iniciar uma parceria para dar encaminhamento aos projetos de expansão da Ferrosul, companhia de integração ferroviária que interligará os quatro estados da região Sul do Brasil (PR, SC, RS e MS) e países vizinhos.

A estatal China Railway Construction Corporation Limited (CRCC), empresa do governo chinês, autorizada pelo Ministério das Ferrovias a participar de projetos no Brasil, estudou os planos de construção da Ferrosul e mostrou grande interesse em participar do projeto. A CRCC disputa o direito de construir o trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo e participará da licitação da Ferrovia Leste-Oeste na Bahia, projeto de responsabilidade da Valec, empresa federal vinculada ao Ministério dos Transportes, e sócia minoritária da Ferroeste.

Durante o encontro, os executivos da Ferroeste foram convidados pelos empresários e pelo banco de desenvolvimento chinês para visitar as instalações e as ferrovias daquele país. Na oportunidade, o secretário Domingos Porilho anunciou que o governador Orlando Pessuti tem agendada uma viagem à China no dia 14 de julho, em comitiva da qual participarão também o secretário dos Transportes e executivos da Valec.

O objetivo é continuar as negociações com a China. O grupo programou visitas às cidades de Xangai e Beijing.A partir da reunião, a parceria entre a CRCC e a Ferroeste/Ferrosul entrou na agenda da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!