segunda-feira, 7 de junho de 2010

Lula alerta para compra de terra por estrangeiros no Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, em Brasília, que a questão da compra de terra no Brasil por estrangeiros é um "problema que tem que ser discutido". "Uma coisa é comprar uma usina, comprar uma fábrica. Outra é comprar a terra. Daqui a pouco vamos ficar com um território diminuto", disse.

O alerta veio ao falar da quantidade de terra que o País possui para produção, que permitirá atender à exportação. "A gente vê mais chineses comendo, mais africanos comendo, mais sul-americanos comendo. E vê no mapa onde tem terra no mundo para produzir: é exatamente no Brasil", afirmou.

O evento para apresentação do Plano Agrícola e Pecuário para 2010 e 2011 contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP). Lula falou ainda sobre a necessidade de se criar mecanismos para conter "abusos". "A gente não pode permitir que haja abuso na compra de terra do nosso território, sobretudo por estrangeiros", disse.

Lula também ressaltou que o Brasil "está em uma situação econômica de dar inveja a países muito ricos", mas disse que o fortalecimento da economia nacional traz "inimigos". "A Nova Zelândia não gosta que o Brasil esteja exportando tanta carne. A Austrália também não gosta, os Estados Unidos também não. Aí as pessoas começam a por defeito nos nossos produtos", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!