quarta-feira, 23 de março de 2011

BRASIL CAMINHA PARA A AUTOSSUFICIÊNCIA EM ADUBOS E FERTILIZANTES

Marcelo Murta, gerente geral de Implantação de Empreendimentos de Transformação Química do Gás da Petrobras, Richard Olm, gerente executivo de Logística e Participações em Gás Natural da Petrobras e João Luiz Vilhena, diretor de Finanças da GASMIG, durante entrevista coletiva. Foto: Rafael Alencar/PR

PAC 2: TRIÂNGULO MINEIRO GANHARÁ FÁBRICA DE AMÔNIA E GASODUTO

“A cidade de Uberaba (MG), no Triângulo Mineiro, ganhará, até 2014, Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN V) e gasoduto previstos no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento 2). Quinta-feira (17/3), a presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções entre a Petrobras, a CEMIG e o governo de Minas Gerais para a implantação dos empreendimentos.

Segundo o gerente geral de Implantação de Empreendimentos de Transformação Química do Gás da Petrobras, Marcelo Murta, as obras irão gerar 5 mil postos de trabalho, com índice de nacionalização de 65%, e demandará a qualificação profissional na região, “para maximização da mão de obra local”. Ele explica que o Brasil é deficitário na produção de amônia, o que explica a importância do projeto.

Cerca de 60% da demanda é atendida pelo produto importado. Isso gera oportunidade para a Petrobras no mercado interno. Quando o empreendimento entrar em produção, o Brasil será autossuficiente na produção de amônia”, frisou.

A Unidade de Fertilizantes terá capacidade de produção de 519 mil toneladas por ano de amônia e irá consumir 1.257 mil m3/dia de gás natural. A obra começará em fevereiro de 2012 e será concluída em dezembro de 2014 e contará com investimentos de US$ 1,3 bilhão na fábrica. Além do Triângulo Mineiro –principal polo de fertilizantes fosfatados do país– a UFN V atenderá os estados de Goiás, Mato Grosso e parte de São Paulo. O trabalho de sondagem para avaliação do solo e posterior terraplenagem começou em fevereiro.

“O gás natural é essencial para muitos segmentos industriais. Esse é projeto estratégico para Minas Gerais e para a região do Triângulo Mineiro”, explica João Luiz Vilhena, diretor de Finanças da Gasmig/Cemig.

AMÔNIA

Matéria-prima para a produção de monoamôniofosfato (MAP), é fertilizante utilizado, principalmente, nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão, laranja, entre outros. Hoje, a amônia é importada, via Porto de Santos, de Trinidad e Tobago e Venezuela, o que faz do Brasil o quarto maior importador de fertilizantes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

Segundo a Petrobras, com a implantação da UFN V o país não necessitará mais de importar amônia, o que contribuirá para o saldo da balança comercial. No ano passado, a produção comercializável de amônia da Petrobras foi de 202 mil toneladas. Para complemento da demanda nacional foram importadas 278 mil toneladas, totalizando demanda de 480 mil toneladas.

Além de agregar valor e dar mais flexibilidade à cadeia de comercialização de produtos do gás natural, a produção de amônia em Uberaba vai aliviar o Porto de Santos para movimentações de outros importantes produtos para o país e irá retirar das principais estradas cerca de 100 caminhões de amônia diariamente no trajeto do porto ao Triângulo Mineiro, reduzindo possibilidades de acidentes.

A construção do gasoduto, que será interligado ao Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL), para o abastecimento da UFN V, propiciará também possibilidade de investimentos ao longo do traçado deste novo duto.”

FONTE: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!