sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SUDESTINOS Vs. NORDESTINOS

Recado aos Sudestinos

Tenho certeza de que a vasta maioria dos sudestinos que leram esse título se sentiu agredida por uma palavra absolutamente análoga à usual “nordestinos”. Isso sugere fortemente que as duas expressões sejam ofensivas, embora apenas uma delas esteja em uso corrente.

Em nome da reciprocidade, gostaria que essas duas expressões fossem colocadas em um mesmo nível e tornadas ambas coloquiais e despidas de qualquer resquício de ofensa. Caso isso seja impossível, minha sugestão é de que sejam ambas excluídas do dicionário e denunciadas como expressões chulas e ofensivas.

Gustavo Gollo
Publicado no Recanto das Letras em 02/07/2008

3 comentários:

  1. Eu não concordo, absolutamente. O termo Nordestino é correto, e o preconceito a ele atribuído não vai em nada modificar sua classificação gramatical. Por isso, também acho que o termo Sudestino também está correto, preconceitos à parte, sem "qualquer resquício de ofensa". Preconceito, sim, e ofensa, é a referência aos Nordestinos como "cabeça chata", e desconheço termo semelhantemente preconceituoso e ofensivo aos Sudestinos, por parte de seus compatriotas Nordestinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas me diga porque tem tanta descriminasao com nordestino ? e uma questao de bom senso

      Excluir
  2. Sobre a criação de um MURO que separe o Norte-Nordeste do resto do Brasil: nós o aceitamos, porém com as seguintes condições:
    1 - Dê adeus a aquele açaí gostoso que você toma todo dia na academia, ok? E volte ao pão integral, pois tapioca não terás mais.
    2 - Seus filhos não irão poder ler Jorge Amado, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Aluisio de Azevedo, Castro Alves, José de Alencar, João Ubaldo Ribero, entre outros.
    3 - Vamos ter que engolir Collor, Sarney, Lobão e Renan. Você terá que aguentar seus jovens talentos: Bolsonaros, Garotinhos, Feliciano e Russomano. Além do João Campos (autor da cura gay), Malafaia e Edir Macedo.
    4 - Não vale mais viajar para Porto de Galinhas, Praia do Forte, Itacaré e Jericoacoara. Muito menos réveillon em Trancoso e jamais, em hipótese alguma, carnaval em Salvador e Recife. Aliás, todas as memórias de carnavais passados neste locais terão que ser apagadas da sua mente.
    5 - Seu carro flex, vai ser só a gasolina, pois não vamos dar a cana-de-açúcar que plantamos e produzimos.
    6 - O samba fica com a gente pois foi criado na Bahia. Vamos ter que brigar pela Bossa-Nova, pois surgiu no RJ, mas das mão de um baiano, João Gilberto. Também ficamos com o movimento Tropicalista e seus principais mentores: Caetano, Gil, Torquato e Tom Zé. Sua vida musical vai ficar mais triste pois não abrimos mão de ficar com o frevo, axé, maracatu, afoxé, forró e tantos outros ritmos.
    7 - Ficamos com o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul, o Polo Petroquímico de Camaçari que conta com 90 empresas químicas, além da fábrica da Ford. E lembre-se que o maior polo tecnológico, o Porto Digital, está em Recife e o polo têxtil está em Fortaleza.
    8 - Podem ficar com Elis Regina. Nós ficamos com Gal, Bethânia, Elba, Alcione, Fafá, Daniela e Ivete.
    9 - Não abrimos mão da maior empresa de construção do país, a Odebrechet, que também é a maior exportadora de serviços brasileiros e uma das maiores construtoras de hidroelétricas do mundo.
    10 - Quando o volume morto da Cantareira acabar, não vale pedir água emprestada da bacia do Amazonas ou do são Francisco (que já anda muito castigado).
    11 - Parte da exportação fica com a gente, principalmente a de frutas, algodão, soja, cacau, feijão, guaraná e milho. 95% do sal também fica conosco já que é produzido no Rio Grande do Norte.
    12 - Não vamos ser a 6a economia mundial, nem vocês, pois serão ultrapassados por Itália, Rússia e Índia. Nosso PIB será maior do que o do Chile, Portugal, Israel, Grécia, Finlândia e Singapura, para citar alguns exemplos.
    13 - E o mais importante de tudo: DEVOLVA NOSSA GENTE. Queremos de volta todos os nordestinos (e seus descendentes) que saíram de nossas terras desde a década de 40 e ajudaram a construir suas cidades. São Paulo e Rio são grandes metrópoles hoje, graças a migração nordestina, e se todos um dia voltarem, essas cidades irão parar e a economia quebrar. Além de empregadas domésticas e motoristas de ônibus, vai faltar professores, médicos, engenheiros e administradores.
    Nhay? Ainda quer construir esse muro?
    (Este post não tem o intuito de ofender ninguém, nem de acirrar disputas, muito menos destacar superioridades/inferioridades de regiões. Apenas gostaria de lembrar que existem coisas boas e ruins em todos os lugares. Se os nordestinos votaram em Dilma, é porque tem seus motivos. Burro e ignorante é você que não percebe. O Nordeste precisa do Brasil e o Brasil precisa do Nordeste. Vamos deixar o racismo e elitismo de lado, afinal somos todos brasileiros.
    8 de Outubro, dia do Nordestino

    Noel Smith

    ResponderExcluir

se não tem nada a contribuir não escreva!