domingo, 10 de outubro de 2010

STIGLITZ ACUSA EUA E EUROPA DE PROVOCAR O CAOS NO MUNDO


“A política monetária extremamente expansionista do FED (Federal Reserve, o banco central dos EUA) e do Banco Central Europeu (BCE) está criando o "caos" no mundo em vez de ajudar a recuperação global, na opinião do Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz.

A liquidez abundante proporcionada pelo FED e pelo BCE está trazendo instabilidade aos mercados de câmbio, acrescentou Stiglitz após palestra na Universidade de Columbia. É uma das causas, por exemplo, da excessiva valorização do real frente ao dólar, que levou o governo a aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na tentativa (até agora vã) de conter a queda do dólar.

Com dinheiro barato e em excesso nos países mais ricos, os especuladores abocanham lucros gordos e fáceis pegando empréstimo a custo zero nos Estados Unidos e na Europa para aplicar em títulos públicos brasileiros, que pagam juros superiores a 12%.

"A ironia é que o FED está criando toda essa liquidez com a esperança de que isso vai ressuscitar a economia norte-americana", disse Stiglitz. "Isso não está fazendo nada pela economia, mas está causando o caos no resto do mundo. É uma política muito estranha”, acrescentou.

Com efeito, trilhões de dólares foram injetados pelas autoridades econômicos dos Estados Unidos na economia, mas o dinheiro serviu basicamente para livrar a cara e os lucros de bancos e banqueiros, pouco foi feito em defesa do emprego dos trabalhadores, que continuam sendo demitidos e despejados de suas casas em função da inadimplência.”

FONTE: portal “Vermelho”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!