quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mais petróleo, e não é todo nosso pela herança tucana

rança tucana

A Petrobras anunciou hoje a descoberta de uma nova província petrolífera de grandes proporções, no litoral nordestino. O poço exploratório perfurado pela empresa acusou a presença de uma grande quantidade de petróleo leve, numa das áreas de concessão da Bacia Marítima Sergipe/Alagoas (BM-SEAL). O bloco 11, onde foi encontrado óleo, é operado pela Petrobras, com 60%, com 40 pertencentes à IBV-Brasil, controlada pelos grupos indianos Barat e Vodeocon. O poço pioneiro, porém, fica na fronteira com outro bloco -o SEAL-4- de integral controle da estatal brasileira . Ali, será aberto outro poço exploratório, além de outros três num bloco próximo – o SEAL10 – onde aPetrobras tem 75% da concessão e 25% da estatal indiana ONGC.

O poço, perfurado com a plataforma Ocean Courage (foto), encontrou petróleo numa área a 2.300 metros de profundidade, a apenas 58 km do litoral sergipano. A perfuração foi iniciada em maio deste ano.

Na véspera da entrada em exploração do megacampo de Tupi, o primeiro do pré-sal, a notícia só não é melhor porque as regras de concessão deixadas por Fernando Henrique Cardoso nos abiscoitaram um pedaço deste petróleo.

post do tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!