sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SERRA “FICHA SUJA”?


PODER E CORRUPÇÃO: SERRA JÁ FOI CONDENADO A DEVOLVER DINHEIRO AOS COFRES PÚBLICOS. GILMAR MENDES ENGAVETOU...

José Serra tem 17 processos nas costas, pelo menos três deles por corrupção (improbidade administrativa), enquanto Dilma não tem nenhum.

O tucano já foi condenado na Justiça Federal do DF, por improbidade administrativa (Processo 96.00.01079-0 no TRF1), ao lado de outros ministros e diretores do Banco Central no governo FHC.

A ação movida por procuradores da República denunciou o rombo de R$ 2,975 bilhões dos cofres públicos para socorrer o Banco Econômico S.A., na época do PROER.

A sentença condenou José Serra e os outros a devolverem o prejuízo causado aos cofres públicos.

Os réus entraram com uma reclamação no STF (Reclamação nº 2.186), que ficou nas mãos de ... Gilmar Mendes, correndo o processo lentamente desde 2002 até abril de 2008.

Em 2008, Gilmar Mendes iria assumir a presidência do STF e teria que passar os processos que estava relatando à outro ministro, inclusive esse processo em que José Serra estava condenado.

Em 22 de abril de 2008, um dia antes de assumir a presidência do STF, Gilmar Mendes decidiu pelo arquivamento do processo de José Serra, alegando que a Justiça Federal não tinha competência para julgar Ministros de Estado, atribuição do STF, segundo ele.

O Procurador Geral da República, Antonio Fernando Souza, contestou a decisão de Gilmar Mendes, e entrou com recurso, porque o próprio STF já reconheceu que ex-ministros não têm prerrogativa nos atos de improbidade.

Desde então, é aguardado o julgamento do plenário para desarquivar o processo na Justiça Federal.”

FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!