terça-feira, 24 de agosto de 2010

TV controlada por um sindicato revigora a democracia, diz Lula


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta segunda-feira (23) que somente a sociedade pode fazer restrição ao trabalho dos meios de comunicação. “Jornais, revistas, emissoras TV e de rádio e portais de internet hoje tem plena liberdade para publicar e veicular o que bem entender”, ressaltou ele, ao participar da cerimônia que marcou o início das transmissões da TVT, emissora de televisão do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista.

Segundo o presidente, a população é capaz de avaliar sozinha a qualidade dos serviços prestados pelos veículos de comunicação. “O brasileiro está cada vez mais consciente, sabe discernir o que é informação e o que é distorção dos fatos”, destacou Lula, ao ler discurso de cerca de dez minutos.

O presidente disse ainda que a inauguração de uma TV controlada por um sindicato “dá vigor novo” à democracia. “Setores que antes não se viam representados nos meios de comunicação passaram a ter vez e voz.”

De acordo com Lula, o desafio da TVT agora é conquistar audiência por meio de uma programação de qualidade. “Se temos uma televisão hoje, é porque queremos ter conteúdo e qualidade, além de informar o povo com mais isenção do que ele está sendo informado.”

Em seu release na internet, o Sindicato dos Metalúrgicos afirma que "a criação da TVT representa uma contestação prática dos trabalhadores metalúrgicos ao monopólio dos meios de comunicação eletrônicos no Brasil. A TVT assume a missão de democratizar a informação, promover a cidadania, a memória e a cultura popular".

Participaram da abertura da inauguração da TVT o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, e a presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel.

Convênios

A concessão de um canal de TV era reivindicada pelo Sindicato dos Metalúrgicos há mais de 20 anos. A emissora vai oferecer diariamente uma hora e meia de programação própria, além de retransmitir a programação da TV Brasil.

O Sindicato firmou dois convênios para a transmissão da programação da emissora.

Caberá a Rede NGT levar o sinal às cidades brasileiras e a Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (ACESA) fazer a tevê chegar às cidades paulistas.

Os convênios são necessários porque, neste início, as transmissões ficarão restritas à região de Mogi das Cruzes. “Já pedimos ao Ministério das Comunicações autorização par montar uma rede de transmissão própria para poder levar nossa programação para outras regiões”, disse Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato.

Onde sintonizar

Canal 48 UHF no ABC e Grande São Paulo.
Canal 46 em Mogi das Cruzes e Alto Tietê.
TV a Cabo no ABC - ECO TV- canais 96 (analógico) e 9 (digital) NET.
TV a Cabo em São Paulo – TV Aberta – canais 9 e 72 TVA (analógico) NET e 186 (digital) TVA.
E no site da TVT: www.tvt.org.br (disponível a partir do dia 23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!