segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MAIS DOUTORES (PhD) MAIS DESENVOLVIMENTO


“Atingir o mais elevado nível de qualificação profissional é cada vez mais factível aos brasileiros. Com crescimento sustentável de 12% ao ano – e de cerca de 40% se considerarmos o período de 2003 a 2008 – o número e perfil dos brasileiros titulados doutores mudou, segundo aponta a pesquisa “Doutores 2010 – Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira”, divulgada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Para Eduardo Viotti, professor-adjunto da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e coordenador do estudo, apesar de os doutores serem minoria da população em qualquer país, são de importância estratégica, uma vez que compõem a parcela dos recursos humanos treinada especificamente para realizar pesquisa e desenvolvimento.

O número de doutores no Brasil passou de 2.830, em 1996, para 10.705, em 2008, equivalente a um aumento de 278% em 12 anos. A concentração de doutores ainda é maior na região Sudeste – 70,1% – entretanto, a região Nordeste é a que apresentou o maior aumento no quantitativo de titulados no período – 2487% – contra 198% no Sudeste.

As mulheres passaram a ser maioria entre os doutores. Em 1996, 44,2% eram mulheres e, em 2008, 51,5%. Viotti aponta ainda que o Brasil atingiu um volume em termos internacionais bastante representativo. No ano de 1987, o Brasil titulava apenas cerca de um trigésimo do número de doutores titulados nos Estados Unidos. Em 2008, o numero de titulados no Brasil já representava mais de um quinto dos que obtiveram o título nos Estados Unidos.

O presidente Lula destacou a importância dos dados apontados na pesquisa e classificou como uma vitória para o Brasil o expressivo aumento no número de doutores. “Um sonho que nós vamos atingir é fazer com que esses doutores possam trabalhar em empresas, para levarem o seu conhecimento para a questão da inovação”, defendeu Lula.”

FONTE: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!