
O Banco do Brasil e o Bradesco anunciaram nesta segunda-feira (9/8) que chegaram a um protocolo de entendimento com o banco português Espírito Santo para negociar a criação de uma holding entre as três empresas para atividades em países da África.
De acordo com comunicado das instituições, a parceria "deverá coordenar futuros investimentos envolvendo a aquisição de participações em bancos, bem como o estabelecimento de operações próprias dos bancos no continente africano".
Leia mais: Bancos brasileiros lideram em rentabilidade no continente americano Lições da hiperinflação ajudam a explicar bons resultados dos bancos brasileiros Banco do Brasil compra sexto maior banco argentino
O objetivo é aumentar as relações comerciais entre Brasil, Portugal e países da África e apoiar o movimento de internacionalização das empresas, aumentando o intercâmbio comercial com o continente africano.
Em entrevista coletiva no encerramento de um seminário em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse satisfeito com o estabelecimento do protocolo de intenções.
"Fiquei muito feliz com o acordo que o Banco Brasil fez com o Bradesco e com o Banco Espírito Santo. Todo mundo dentro do governo sabe que é um desejo pelo qual venho trabalhando, que os bancos brasileiros, não apenas privados, adentrem a América do Sul, a América Latina e a África", afirmou.
Antes, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também comemorou o acordo e disse que a participação de bancos brasileiros públicos e privados no exterior é essencial tanto para apoiar as empresas nacionais quanto os brasileiros que moram fora do país.
"Estamos interessados em que não só o Banco do Brasil, mas que bancos brasileiros públicos e privados estejam tendo um raio de operação maior, mesmo porque fazendo assim poderão dar suporte e apoio para as empresas brasileiras que estão no exterior. E brasileiro também, tem muito brasileiro em Angola e Moçambique que procuram bancos brasileiros", disse Mantega.
post do Opera Mundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
se não tem nada a contribuir não escreva!