domingo, 25 de julho de 2010

Aviões não-tripulados do E.U.A. matam 16 pessoas no Paquistão

Escrito por Camila Carduz
sábado, 24 de julio de 2010

Imagen activa24 de julio de 2010, 08:46Islamabad, 24 jul (Prensa Latina) Ao menos 16 pessoas morreram hoje em um ataque aéreo lançado por aviões sem piloto dos Estados Unidos contra um suposto bastião de rebeldes islâmicos em uma zona tribal do noroeste do Paquistão.

Segundo informou a emissora privada Geo TV, os aparelhos não tripulados, conhecidos como drones no jargão militar, dispararam cinco mísseis contra um complexo habitacional localizado na região de Angora Adda, Waziristão do Sul.

Até o momento recuperaram-se 16 cadáveres dentre os escombros, mas o número de vítimas poderia aumentar devido ao estado de gravidade em que se encontram vários dos feridos, agregou a emissora.

Estados Unidos justifica suas incursões aéreas dentro do território paquistanês com o argumento de que nas zonas tribais do noroeste do país se ocultam elementos do Taleban afegão e da rede Al Qaeda que fazem guerra com suas tropas radicadas no país vizinho.

Os ataques também são dirigidos contra o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), a principal organização rebelde local, acusada de apoiar seus colegas afegãos.

O governo paquistanês, aliado de Washington, considera, no entanto, que os bombardeios exacerban o sentimento anti-estadunidense devido ao alto número de baixas que provocam entre a população civil.

Dados extra-oficiais cifram em várias dezenas os mortos causados pelos ataques aéreos estadunidenses nas zonas tribais do noroeste do país neste ano.

A localização da base aérea desde onde operam os drones constitui um mistério, pois enquanto algumas fontes afirmam que decolam do Afeganistão, outras asseguram que se encontra dentro do próprio território paquistanês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!