“Pela primeira vez, um latino-americano receberá o título de instituto que formou nomes como François Miterrand, Marcel Proust e Pascal Lamy
Da redação da “Rede Brasil Atual”
Desde que deixou o Planalto, Lula recebeu outros seis doutor honoris causa, o mais recente na UFBA, no dia 20 de setembro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o 16º agraciado com o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris em 140 anos de história. Nesta terça-feira (27), a “Sciences Po”, como é conhecido, concederá pela primeira vez a honraria a uma personalidade latino-americana.
A instituição de ensino, que tem em estrangeiros 40% de seu quadro de alunos, tem entre os formados os ex-presidentes franceses Jacques Chirac e François Mitterrand, o ex-primeiro-ministro Lionel Jospin, o escritor Marcel Proust, o príncipe Rainier III, de Mônaco, o ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, e a ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt.
"Durante sua presidência, Lula iniciou inúmeros programas sociais inovadores, favoreceu o desenvolvimento econômico em seu país e deu ao Brasil papel significativo no cenário internacional", destacou o instituto. A referência diz respeito às ações de Lula em seus dois mandatos sucessivos como chefe do Estado.
Jean-Claude Casanova, membro do Instituto da França e presidente da Fundação Nacional das Ciências Políticas, pronunciará o “elogio do impetrante” e outorgará o título a Lula.
“Essa láurea, mais do que um reconhecimento pessoal, é uma homenagem ao povo brasileiro, que nos últimos oito anos realizou, de modo pacífico e democrático, uma verdadeira revolução econômica e social”, ressaltou o ex-presidente em comunicado emitido pelo “Instituto Lula”, o antigo “Instituto Cidadania”.
Desde que deixou o Palácio do Planalto, o líder recebeu outros seis [títulos de doutor] honoris causa, o mais recente na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no dia 20 de setembro.
(...)
Em Gdansk, cidade polonesa, Lula também receberá o prêmio Lech Walesa, que presta homenagem a personalidades destacadas pelo respaldo à liberdade, à democracia e à cooperação internacional. Ele se encontrará com o ex-presidente, sindicalista e Prêmio Nobel da Paz Lech Walesa, cuja fundação concede o prêmio anualmente.”
FONTE: da redação do site “Rede Brasil Atual”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
se não tem nada a contribuir não escreva!