domingo, 20 de dezembro de 2015

STF manda soltar amigo e padrinho de Aécio e mantém Delcídio preso

Monica Bergamo

O STF acolheu argumentos da defesa do amigo e padrinho de Aécio banqueiro André Esteves e determinou que ele saia da prisão. A tendência do tribunal foi antecipada nesta quinta (17) pela coluna.

A informação é do advogado dele, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que acompanha o julgamento na Corte. Esteves, amigo e padrinho de Aécio, poderá ir para casa e não precisará sequer usar tornozeleira.

"O ministro foi muito criterioso, viu que não era mais necessário manter a prisão. André Esteves deve ir para casa hoje", diz o advogado.

O ministro do Supremo Teori Zavascki, no entanto, determinou algumas medidas restritivas: ele não poderá voltar à direção do banco BTG, não poderá manter contato com outros investigados na mesma operação, terá que se apresentar a cada 15 dias à Justiça, terá de entregar passaporte para não viajar ao exterior.

Esteves foi preso há algumas semanas porque foi citado pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS) em uma conversa em que o parlamentar negociava com familiares do ex-diretor Nestor Cerveró a fuga do ex-diretor da Petrobras para fora do país.

O ministro manteve a prisão do senador Delcídio do Amaral, do seu chefe de gabinete Diogo Ferreira e do advogado Edson Ribeiro.

A decisão foi monocrática, do ministro Teori.

Ele considerou que, como buscas e apreensões já tinham sido feitas, depoimentos já foram finalizados e a denúncia do Ministério Público já foi apresentada ao Supremo, não havia mais sentido Esteves permanecer preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!