terça-feira, 4 de outubro de 2011

FAB INICIA ENSAIOS DE MOTOR DE COMBUSTÃO SUPERSÔNICA (para o 14-X)


14-X

“O Instituto de Estudos Avançados (IEAv/CTA/FAB) iniciou os ensaios de obtenção de parâmetros de escoamento em motor de combustão supersônica. Os ensaios foram feitos no Túnel de Choque T3, no ‘Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu’.

Os objetivos dos ensaios em ‘Túnel de Choque’ da geometria do motor são avaliar as condições do escoamento na entrada, interior e rampa de saída do motor, e como se comporta a injeção do combustível em regime supersônico. Os resultados obtidos serão usados para avaliar características de desempenho do motor do veículo [14-X].


Detalhe do Túnel de Choque T3

O motor que está sendo ensaiado faz parte do desenvolvimento do ‘Veículo Aeroespacial Hipersônico Brasileiro 14-X’, um demonstrador tecnológico dos conceitos de “waverider” e “scramjet”. O ‘waverider’ é uma geometria projetada especificamente para voar em regimes supersônicos ou hipersônicos, utilizando uma onda de choque atada ao seu bordo de ataque para gerar sustentação. Já o conceito de ‘scramjet’ (Supersonic Combustion RAMJET) é o estatoreator aspirado que produz empuxo ao veículo, utilizando ondas de choque para comprimir o escoamento, em substituição ao tradicional conjunto turbina-compressor, possibilitando sua operação nas elevadas velocidades de projeto.”
Túnel de vento hipersônico do IEAv/CTA


FONTE: portal da FAB

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