domingo, 1 de dezembro de 2013

A mágica tucana de inverter o jogo


Tijolaço

O jornalista Jorge Bastos Moreno, outro veterano que goza de alguma liberdade na grande imprensa, publicou hoje, em sua coluna, uma nota que chamou minha atenção:
Alô! Alô!
De uma certa senhora muito poderosa, cujo nome é melhor não declinar, ouvi, por telefone, este desabafo:
“Estes tucanos são geniais na hora de fugir de uma denúncia: tem um escândalo de corrupção nas fiscalizações na prefeitura de São Paulo, que dura sete anos, e o único demitido até agora é um secretário do PT que acabou de assumir. Depois tem um escândalo na compra de metrôs em São Paulo que vem desde o ano 2000, e o único sujeito a ter que dar explicações é o ministro da Justiça, que nunca nem andou de metrô. Isso sem contar o mensalão mineiro de 1998, que nunca puniu ninguém…”
É uma situação é tão absurda que chega a ser engraçada.
Apesar da nota ser inexata, porque vários servidores da prefeitura de São Paulo foram afastados,  o político mais graduado a perder um cargo foi um secretário do PT que não tinha nada a ver com a história.
No caso do trensalão, a coisa caminha no mesmo sentido. Vinte anos de roubalheira vêm à tôna. Há toneladas de documentos, denúncias, áudios, confissões, e a imprensa agora resolve pegar no pé do ministro da Justiça porque ele cumpriu seu dever: encaminhou uma denúncia que recebeu à Polícia Federal.
Este parece ser o maior talento dos tucanos. Para eles, pode tudo. O Aref, servidor da prefeitura na administração Serra, que continuou a operar na gestão Kassab, adquiriu 106 apartamentos com dinheiro de seus crimes. Está livre, leve e solto. Um deputado estadual de Minas Gerais muito ligado a Aécio Neves tem seu helicóptero apreendido com meia tonelada de cocaína. Ninguém comenta, ninguém fica indignado.
aecio-perrela-e-perrelinha
Aécio e os Perrela (pai e filho)A
Haddad desbarata uma quadrilha que roubou mais de meio bilhão de reais na prefeitura de São Paulo e igualmente não vemos nenhuma movimentação dos indignados de plantão.
A mesma coisa vale para o trensalão.  Dinheiro que poderia ser usado para mobilidade urbana foi desviado, numa magnitude igualmente bilionária, e o culpado agora é o ministro da Justiça, que estaria “politizando” a investigação.
Os tucanos vivem dizendo que os petistas são bons de propaganda, tentando desqualificar os índices de popularidade desfrutados pelo governo federal nos últimos anos.
Bem, se os petistas são bons de propaganda, os tucanos são craques na arte da mágica. Roubar bilhões e posar de verdugos da ética, com ajuda da mídia, é realmente uma proeza para poucos!
Aliás, sempre é bom lembrar esse gráfico, mostrando os partidos com maior número de candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa. Confira quem é o partido campeão.
Ranking

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!