quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ceará testa idéia pioneira para gerar energia com mar

O caderno Razão Social, de O Globo, publicou ontem uma matéria muito interessante sobre o projeto – que deve começar a funcionar nos próximos dias – desenvolvido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação (Coppe), da UFRJ e do Governo do Ceará para gerar energia elétrica a partir das ondas do mar, que se chocam com os molhes (quebra-mar) do Porto de Pecém.

A idéia é simples e facilmente compreendida por que já viu equipamentos antigamente muito comuns no interior: a bomba carneiro, uma bomba que, sem energia elétrica, é capaz de elevar em vários metros a água de um rio, desde que este tenha velocidade na sua descida e a bomba d`água manual.

Olhe aí na imagem artística. Estes braços amarelos são como braços de uma bomba manual. Eles empurram a água para uma câmara, comprimindo o ar existente e, na outra ponta, a água sai com muita força, o suficiente para mover pequenas turbinas elétricas.. Através de uma tubulação em circuito fechado, essa água pressionada, segundo o coordenador do projeto, Segen Estefen, equivale a uma queda d’água de 500 metros de altura, que aciona a turbina e o gerador que vai produzir a eletricidade.

Vamos torcer para funcionar tudo bem e, quem sabe, nascer aí uma opção de geração elétrica pontual em áreas litorâneas, onde dificilmente ocorrem as condições para a implantação de geração hidrelétrica convencional, e com muito menos impacto ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se não tem nada a contribuir não escreva!